O que é celulite?
Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite precisamos saber o que é o lipócito.
O lipócito é a célula de gordura que apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando.
Sendo assim a celulite é a consequência de todo um conjunto de alterações ou modificações que se verificam ao nível do tecido conjuntivo subcutâneo.
Estas alterações são provocadas por uma vasodilatação provocada pela estase venosa e linfática, ou seja, pela lentidão da circulação do sangue e linfa que se verifica a esse nível, não irrigando convenientemente a zona e, por isso, dificultando as suas trocas metabólicas normais; uma retenção dos líquidos que se vão acumulando cada vez mais, aumentando as substâncias tóxicas; uma transformação das fibras aí existentes, o que também dificulta as trocas metabólicas entre o sangue e as células e fibras conjuntivas.
· Os estágios da celulite
A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução.
Condição Normal
O tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.
Estágio I da celulite
Tem-se um aumento de volume das células e do tecido gorduroso na região afetada ocasionada por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso.
Estágio II da celulite
Aqui as células gordurosas ficam um pouco mais cheias, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece certo grau de fibrose. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. Ocorre um inchaço nas células gordurosas, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades.
Estágio III da celulite
As células continuam a aumentar de volume por causa da aquisição de gordura. Ocorre uma desordem no tecido e surge o aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação e a circulação fica ainda mais comprometida. Podem aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com "Casca de Laranja".
Estágio IV da celulite
O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está frequentemente presente, mesmo sem esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário