sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Melasma

TRATAMENTO
Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais hormonais.
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. Contudo, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.
Para este tratamento é fundamental o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV. 
O tratamento é feito em clínica à base de aplicações de substâncias despigmentantes na pele que pode ser feito inclusive através de peelings faciais. Em casos mais graves é possível também realizar o procedimento a laser.
Peelings superficiais podem acelerar o processo facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.


Veja os ativos mais usados para combater o melasma

Hidroquinona: este é o ativo mais usado para clarear manchas como melasma. Ela age na tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina, provocando sua inibição. Segundo especialistas, ela é derivada do fenol e sua utilização para tratamento do melasma deve ser na concentração de 4 a 5%. Ela é, porém, bastante irritante.

Ácido Kógico: É um derivado do arroz que também inibe a ação da tirosinase. É pouco irritante e pode ser associado a outras substâncias na concentração de 0,5 a 2%.

Arbutin: é um derivado metabólico da hidroquinona, que inibe a tirosinase e pode ser usado de 2 - 4% provocando menor irritação que a hidroquinona.

Ácido azelaico: é um ácido dicarboxilico que compete com a tirosinase inibindo sua atividade. Sua ação também é antioxidarnte, preconizando-se a dose de 20%.

É impostante reforçar que esses são alguns dos ativos clareadores mais usados nos cremes manipulados que combatem o melasma. Porém, é o dermatologista que vai indicar a melhor fórmula para seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário